Memória e pessimismo


«(...) Os antigos tinham a memória como sendo um palácio magnífico, construído a cada dia, com esforço, disciplina e perseverança. Michel Foucault fala dos hypomnemata - nome de outra encenação da Renata Portas, de um texto de Pedro Eiras - os cadernos onde se ia registando a memória dos gostos, das aprendizagens, das descobertas, das tristezas, das perdas. E essa memória era o esculpir da própria vida humana, que não tinha outra forma de acossar o mundo a não ser nos poemas, nas imagens e nas lembranças amadas.
Agora a memória é uma falsidade, um fardo, um embaraço, tal qual um avô baboso que se leva a passear junto dos lares e cemitérios, na esperança de que ele não os queira deixar mais. Há arquivos, backups, caches, filtros, photoshops, timelines, zippers, clouds, fake news, desodorizantes, cremes regeneradores, botox e cirurgias plásticas para obliterar o pó do tempo e deixar-nos no assético presente absoluto. O presente absoluto do melhor dia de sempre, da melhor noite de sempre, do melhor jantar de sempre, dos melhores amigos de sempre, do melhor aniversário de sempre, das melhores férias de sempre. O sempre é uma promessa de extinção da memória. De incinerar toda e qualquer imagem de vida com que se possa confrontar a própria vida, apontar-lhe o dedo e dizer-lhe o que é e o que lhe falta.
A memória é o primeiro passo da perda. Quem se lembra compara, sente a falta, duvida, desconfia, sobressalta-se, enerva-se, grita, atira pedras e incomoda. A memória é o maior perigo para todos os totalitarismos e para todos os comodismos. E todos os que já foram feridos pelo tempo para poderem olhar para o tempo presente e pensar que já o viveram antes, que já o viveram melhor, têm um nome: pessimistas.
É de um jantar de convivas pessimistas que este espectáculo trata, um banquete literário sob a batuta de Pirandello, mas contando também com a presença de Robert Musil, Cesare Pavese, Philip K. Dick, os futuristas, entre outros. (...)» (Programa de "A minha existência involuntária na terra", de Renata Portas)